:: Compartilhando impressoras em rede ::

Nesta matéria mostro como é feito para compartilhar uma impressora em rede para que outros usuários de outros computadores possam acessas e imprimir diretamente sem problemas.

Observe que nem todas as redes este procedimento é possível. Caso em sua Empresa exista um Administrador de rede é aconselhável você perguntar a ele antes se é possível/permitido fazer isso.

PASSO ÚNICO

Caso você utilize o Windows 95/98/Me é importante verificar se as opções de compartilhamento estão habilitadas.

Clique como o botão da direita o ícone no desktop “Ambiente de Rede”e depois em “Propriedades”.

A tela abaixo será mostrada.




Clique no no botão “Compartilhamento de arquivos e impressoras”.

Verifique se as opções abaixo estão marcadas.




Caso não esteja, marque-as e clique no botão OK e OK novamente na tela anterior.

O Windows precisará reiniciar. Reinicie e vamos em frente.

Lembrando que este passo é necessário fazer apenas uma vez.



1º PASSO

Clique no no botão “Iniciar” e depois em “Configurações e Impressoras”.




2º PASSO

Clique com o botão da direita na impressora que deseja compartilhar e depois na opção “Compartilhamento”.




3º PASSO

Na tela que irá aparecer, clique na opção “Compartilhado como”:




Você pode alterar o nome do compartilhamento na caixa “Nome do compartilhamento”:

Em “Comentário” você pode informar alguma observação referente ao compartilhamento.

Você ainda pode informar uma senha, no campo de mesmo nome, caso queira restringir o acesso a sua impressora na rede. Este tipo de procedimento é ideal em ambiente corporativo.

Clique em OK para finalizar a tarefa.

4º PASSO

Ao final será visto a impressora que você quis compartilhar uma marcação de uma mão abaixo dela como se estivesse “servindo” a impressora.